EA e Maxis demanda a Zynga por violação de copyright !

Notícias by alyen - Updated on
Início » Notícias » EA e Maxis demanda a Zynga por violação de copyright !

Sem dúvida a do confronto entre EA e Zinga foi a notícia mais importante das últimas horas. EA e Maxis interpôs uma demanda contra a Zynga por violação de copyright, centrando sua defesa em que o título da desenvolvedora de videogames sociais, ‘The Ville’, cópia muitos dos elementos de ‘The Sims Social’. Não é o primeiro caso que sai à luz, sendo o mais soado o do ‘Tiny Tower’ de Nimblebit e ‘Dream Heights’ de Zynga.

Hoje, acompanhados de Maxis, EA interpôs uma demanda contra Zynga por seu jogo ‘The Ville’. O motivo da denúncia é que cremos que Zynga infringiu os direitos de cópia de nosso jogo ‘The Sims Social’. Em termos legais, nossa defesa assegura que Zynga copiou os elementos originais e distintivos de ‘The Sims Social’ numa clara violação das leis de direitos de autor de Estados Unidos.

Segundo Lucy Bradshaw, chefa de Maxis Label e autora destas declarações, as decisões de desenho de Zynga, que asseguram vão desde animações até ações, podem chegar a confundir aos jogadores, convertendo a ambos títulos em indistinguibles o um do outro.

Pessoalmente não me atreveria a levar essa afirmação tão ao extremo, mas o caso das cópias descaradas entre desenvolvedoras é algo que acontece já a muito tempo, sendo a ação de EA a que poderia acabar criando um padrão capaz de limitar este tipo de ações.

Este é um caso de princípios. Maxis não é o primeiro estudo em reclamar que Zynga copiou seu produto. Mas somos um estudo que possui os recursos financeiros e corporativos para levantar-nos e fazer algo ao respecto. Infringir os drechos de uma desenvolvedora não é uma prática aceitável no desenvolvimento de videogames. Alçando a voz sobre esta prática ilegal de Zynga esperamos ter um efeito secundário que proteja os direitos de outros estudos sem os recursos necessários para proteger-se por eles mesmos.

Por enquanto a Zynga não realizou declarações, o mais provável é do que neste caso não se limitem a realizar comentários como os que pudemos ler faz uns meses depois da denúncia pública de Nimblebit, nos que afirmavam que “não precisamos ser os primeiros em chegar ao mercado. Precisamos ser os melhores desse mercado“; entre outras coisas porque o poder de uma companhia como EA não é o mesmo que o de uma desenvolvedora indie como a citada.

Mais informações: EA

Fonte: vidaextra

[adsense]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *